Sistema de Monitorização Energética em Industria da Manufactura

Principais Projectos
Fujian Longyan Cigarette Plant
FAW-VW Automobile Co., Ltd

Geely Group
Jialing Industrial Co., Ltd
Henan Tianguan Group Co., Ltd

Características da Industria da Manufactura
Nas sociedades modernas, a economia desenvolve-se rapidamente, e a industria da manufactura atingiu a sua era de ouro, resultando num aumento da procurar por energia eléctrica. Aliado a essa necessidade, vêem os sistemas de gestão inteligentes de energia como requisito, pois uma gestão perfeita não é só conseguir reduzir nos recursos humanos, mas também gerir os custos de energia. Ao mesmo tempo, muitos equipamentos inteligentes de controlo são introduzidos na industria da manufactura como forma de aumentar a sua eficiência, em sistemas de transformadores, motores, PLCs, retificadores, conversores de frequência, dispositivos de ajustes de voltagem, etc. A aplicação destes avançados instrumentos permite aumentar a eficiência de produção e ao mesmo tempo reduzir custos.

As pessoas fazem erros, também as máquinas os produzem. Considerando isto, algumas medições devem ser tomadas no sistema de distribuição de tensão de baixa voltagem como forma de garantir um perfeito e seguro funcionamento dos equipamentos automáticos, e ao mesmo tempo, como forma de aumentar o desempenho dos sistemas de distribuição de baixa voltagem e aumentar o seu factor de potência, contribuindo assim para reduzir os danos provocados pelos harmónicos.

Soluções de monitoramento de energia
Para os armários de comutação em cada sala de distribuição de tensão, o multimedidor PD194Z é a melhor escolha, uma vez que permite detectar com precisão os vários parâmetros eléctricos da alimentação da rede, ao mesmo tempo que permite obter e armazenar todos os seus dados relativos em sistemas de gestão. Este produto permite construir um sistema de gestão energética com a ajuda de duas funções muito práticas, que é o calculo de electricidade bidirecional e medição eléctrica multi-tarifa. Quando a qualidade energética é um requisito, os nossos monitores da qualidade energética permitem obter informação detalhada acerca dos parâmetros energéticos logo depois de instalado.

Quando aplicado num sistema de distribuição de tensão de baixa voltagem, a nossa série LBK para eliminação de harmônicos com o seu módulo de compensação de energia reactiva com um factor de 7%, permitindo aumentar assim a potência reactiva. A série WGK-32 de controladores automáticos de compensação de energia reactiva são utilizados para comutar o controlo, garantindo que o fator de potência não vai abaixo dos 0.9, garantindo assim que a geração de harmónicos é suprimida e a tensão de baixa voltagem tem um funcionamento normal.

A rede de comunicação tem um papel fundamental na estrutura e implementação dos equipamentos, devendo por isso ter especial atenção. Actualmente muitas das grandes fabricas, utilizam simplesmente o protocolo RS485, não conseguindo obter um nível de satisfação excelente. O controlador de comunicação de rede S3000 é recomendo para ser fixado a todos os pontos de monitorização ou em salas de distribuição energética, e todos os dados obtidos serão enviados para a sala de controlo através da rede local, depois da mesma ser adquirida e separada. Esta solução permite a criação de maiores redes de comunicação ao mesmo tempo que permite o acesso a mais equipamentos, garantindo sempre o melhor desempenho.

Todos os dados recolhidos para serem entregues ao nosso software de monitorização energética Sphere3000, garantem uma solução perfeita para sistemas de gestão. A finalidade deste software é permitir uma gestão centralizada da energia e de todas as suas funções.

Caso 1: Sistema de Monitorização Energética para a Fabrica de Cigarros Fujian Longyan
O controlador de comunicação é a rede TCP/IP são utilizados para integrar vários equipamentos diferentes, tais como: medidores, paineis DC, controladores de temperatura, dispositivos de protecção e outros instrumentos em toda a rede, permitindo assim uma gestão de monitorização centralizada de todas as unidades de alimentação e dos circuitos de alimentação.

Caso 2: Henan Tianguan Group
Baseado na condição de utilização de um sistema de distribuição de baixa voltagem, aplicou-se um sistema de filtragem de harmónicos e de compensação de energia reactiva. A eliminação de harmónicos foi montada dentro do armário de distribuição de baixa voltagem, conseguindo atingir um factor de potência superior a 0.95, e a distorção total de harmónicos foi reduzida, cumprindo o standard nacional chinês. Como resultado, o custo de funcionamento do sistema de energia foi salvo e a fiabilidade do sistema foi aumentada significativamente. Adicionalmente, a segurança dos equipamentos automáticos foi obtida.

Principais dispositivos para monitoramento de energia na indústria de manufatura
Sistema de monitorização energética Sfere3000
Monitor de qualidade energética Série Sfere
Monitor de qualidade energética Série PD19
Controlador de comunicação de rede S3000
Controlador de protecção de motores Série WDH-31
Controlador automático de compensação de energia reactiva (WGK)
Módulo de compensação de energia reactiva e supressão de harmónicos

Nomes Relacionados
Gestão de Sistemas Eléctricos | Automação Industrial